O Minecraft é um dos jogos mais populares do mundo, com milhões de jogadores em todo o mundo. No entanto, mesmo sendo tão popular, muitos jogadores ainda enfrentam diversos problemas ao jogar este jogo. Um dos problemas mais comuns é o crash do jogo com o erro do Java Runtime Environment.

O que causa o erro?

O erro do Java Runtime Environment geralmente é causado por incompatibilidade entre o jogo e a versão do Java Runtime Environment instalada no computador. Outras causas incluem arquivos corrompidos do Minecraft, drivers desatualizados, problemas de hardware e conflitos com outros softwares instalados no computador.

Solução 1: atualizar o Java Runtime Environment

Verifique se a versão do Java Runtime Environment instalada no computador está atualizada. Caso esteja desatualizada, faça o download e instale a versão mais recente do site oficial da Oracle.

Solução 2: Resetar as configurações do jogo

Outra solução para corrigir o erro do Java Runtime Environment no Minecraft é resetar as configurações do jogo. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

1. Abra o Minecraft Launcher.

2. Clique no botão “Edit Profile”.

3. Clique na opção “Open Game Dir”.

4. Exclua a pasta “config” do jogo.

5. Reinicie o jogo.

Solução 3: Atualizar os drivers do computador

Drivers desatualizados também podem causar o erro de crash no Minecraft com o Java Runtime Environment. Para verificar e atualizar os drivers do computador, siga os seguintes passos:

1. Abra o “Gerenciador de Dispositivos”.

2. Selecione “Dispositivos de Sistema”.

3. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo que deseja atualizar.

4. Selecione a opção “Atualizar driver”.

5. Reinicie o computador.

Solução 4: Verificar os arquivos corrompidos

Se o Minecraft continuado a crashar mesmo depois de seguir as soluções acima, pode haver arquivos corrompidos no jogo. Para verificar e reparar os arquivos corrompidos, siga os passos abaixo:

1. Abra o launcher do Minecraft.

2. Clique na opção “Launch Options”.

3. Selecione o perfil que deseja verificar no lado esquerdo da tela.

4. Clique na opção “Modify” e selecione a opção “Repair”.

5. Aguarde até que o processo de verificação e reparação de arquivos esteja concluído.

Conclusão

O Minecraft é um jogo incrível e a maioria dos problemas pode ser resolvido facilmente com algumas soluções simples. Se você estiver enfrentando o erro do Java Runtime Environment, tente as soluções acima para corrigir o problema e voltar a jogar o seu jogo favorito sem nenhum problema.